RECEITA DE FONDUE DE CHOCOLATE
O friozinho chegou e para te esquentar te ensino como fazer um Fondue de Chocolate em Casa!
Difícil achar alguém que resista à um fondue quentinho, não é verdade? Seja o clássico de queijo ou a versão doce de chocolate, a receita parece agradar (e muito!) a todos!
E já que o inverno chegou com tudo e as noites tem sido bem frias, decidi preparar essa maravilha e te mostrar como fazer uma versão caseira pra lá de prática sem precisar do aparelho específico de fondue.
“Fondue” vem do francês “fondre”, que significa literalmente derreter e a palavra é usada para definir o prato feito com queijos derretidos. A origem do fondue, assim como de muitas receitas clássicas é incerta e podemos listar algumas lendas e histórias incríveis que rodeiam o fondue.
Uma muito interessante é a que menciona que na Grécia antiga já era feita uma mistura de queijo, vinho e farinha, citada inclusive em uma das estrofes da “Ilíada”, de Homero. A receita em si passa batida no poema e a primeira menção oficial enquanto prato acontece em 1699 no livro “como cozinhar vinho com queijo” por Anna Margaretha Gessner.
Por fim, uma história relacionada com os Alpes Suíços, região originária do Fondue, é tida como a mais provável de ter dado origem ao prato como conhecemos hoje.
Reza a lenda que camponeses que moravam nas regiões alpinas sofriam no inverno com a falta de comida por conta do frio extremo. Diversos alimentos eram estocados e guardados por meses, sendo natural que alguns deles ficassem duros, não tão apetitosos ou até mesmo não possíveis de comer. Pois bem, dentre os alimentos que endureciam com o tempo estavam os queijos. Eles eram apreciados ao longo dos dias e tudo o que sobrava era guardado. Sobras, cascas, pedaços mais ressecados, partes inteiras, enfim, uma infinidade de pequenos queijos acabava sobrando no decorrer dos meses.
Pensando em como reaproveitar aquele alimento ainda em bom estado, os camponeses decidiram derreter todos eles em um mesmo recipiente, fundindo os queijos em um alimento só. Na despensa, os pedaços de pão amanhecidos e endurecidos foram logo jogados na mistura a fim de que amolecessem também e pudessem ser apreciados e… voilà!
Estava criada uma das receitas mais famosas de todo o mundo!
Muito bacana essa história, não é? Sendo verdadeira ou não, adoro acreditar nessa versão e parece que saber disso, deixa o Fondue ainda mais afetivo, perfeito para esquentar nosso corpo e coração.
Bom, e agora você deve estar se perguntando como fazer a receita de forma caseira, certo?
Pois bem, a solução é prepará-la na Caçarola de Cerâmica Emile Henry!
A Emile Henry é uma marca francesa trazida ao Brasil com exclusividade pela Imeltron e que possui o grande diferencial de ser feita com HIGHT RESISTANCE ©, um material cerâmico de alta resistência, com durabilidade superior e uma tecnologia resistente a choques térmicos de -20°C a 270°C.
A Caçarola de Cerâmica com Tampa é perfeita para o cozimento lento, que realça todos os sabores dos ingredientes usados, além de preservar os aromas graças a circulação da condensação quando a caçarola é tampada, já que no interior da tampa encontram-se diversos pontos que auxiliam nessa circulação.
A caçarola é fácil de limpar, pode ser lavada na máquina de lavar louças, nunca perde sua cor vermelha vibrante e pode ser usada em fogões tradicionais, vitrocerâmicos e ainda no forno.
Essa certamente é uma caçarola para a vida toda e com ela você fará as mais variadas receitas de forma prática e impecável. Nem preciso dizer que é a caçarola perfeita para a receita do fondue, não é? Todas essas vantagens fazem com que o chocolate derreta de forma uniforme, lenta, sem queimar e como se não bastasse, a cerâmica mantem a temperatura por um bom tempo, fazendo com que você possa servir direto na mesa. A Caçarola manterá seu fondue quente e derretido e ainda deixará sua mesa ainda mais linda!
INGREDIENTES
300 gr de chocolate meio amargo
40 gr de manteiga
350 ml de creme de leite
Frutas
MODO DE PREPARO
Coloque o chocolate picado na panela, adicione a manteiga e o creme de leite e ligue em fogo baixo. Use um batedor de ovos para mexer sem parar até que tudo tenha derretido e engrossado. Quando o chocolate estiver brilhante, está pronto para servir.
RENDIMENTO
4 porções
DICA
Use a criatividade para servir seu fondue de chocolate com outras frutas como kiwi e manga ou bolachas, marshmallows e waffles.