fbpx
 

Blog

VERDADEIRAMENTE ITALIANO – PESSOAS – EQUIPE EDITORIAL

“As pessoas comuns pensam que ao meu lado tenho Odisseia ou Ilíada ou a Bíblia, ou Virgílio, ou Flaco, ou Dante, ou o Alcione de Gabriele D’Annunzio . O livro que está ao meu lado é aquele onde ‘a flor dos tempos e a sabedoria das Nações’ se unem: Barbanera”.

Esta citação é do próprio D’Annunzio, e é uma das muitas de literatos e cantores, que poderíamos usar para apresentar Barbanera, o mais antigo e famoso almanaque e calendário italiano. Foi publicado pela primeira vez em 1762 em Foligno (região da Úmbria) e ainda hoje é impresso em 3 milhões de exemplares.

Uma história de 260 anos em que o renomado almanaque ensinou aos italianos uma vida em harmonia com os ritmos da Natureza, uma preciosa válvula de escape rica em sugestões, curiosidades, remédios. 

VERDADEIRAMENTE ITALIANO – EQUILÍBRIO – EVE ENSEMBLE

A harmonia na música vem de um conjunto de elementos combinados com equilíbrio , um equilíbrio perfeito que se expressa em uma espécie de alquimia musical que exige conhecimento e sensibilidade.

O prazer de executar e a felicidade de ouvir são as respostas emocionais a esse equilíbrio. Não é fácil de encontrar, mas os protagonistas desta história empenhados neste desafio. O EVE Ensemble é um grupo formado por três jovens: Elena Poleni, violoncelista, Elena Vittoria Vincifori Troili, violinista, e Virginia Genovese, soprano , que se conheceram no Conservatório Gaetano Donizetti, na cidade de Bérgamo.

Elena Poleni queria estudar piano no início, mas foi imediatamente atraída pelo som rico e suave do violoncelo. Pensa-se a tocar em harmonia com outros músicos, mais do que a solo que, diz, “não combina com a sua personalidade”.

“A música faz-me bem” – diz-nos – “Sentir o instrumento, tê-lo nas mãos, é uma sensação física satisfatória”.

VERDADEIRAMENTE ITALIANO – HERANÇA – ROBERTO TOTTI

Motores, garfos, chaves e chaves de fenda, juntas e quadros, chapas, brocas e soldadores. Esta é uma oficina mecânica especializada, o reino de Roberto Totti . Aqui é TottiMotori . Roberto Totti é um customizador – assim se chama quem modifica ou cria motocicletas à mão – mais conhecido na Itália e na Europa, não só em sua terra natal, Bolonha.

Ele é membro da MDA, a Associação de Design de Motocicletas. Em 2012 obteve a certificação da IMBBA USA para Master Bike Builder 2 , que é o título mais alto que um customizador pode obter na área. Ele é o único na Itália que foi premiado com isso.

A paixão por motocicletas começou quando ele era menino, e pegou emprestada a paixão por motores de seu pai, um piloto de testes de carros. Depois, vieram as intervenções nas motos de amigos e colegas de colégio. Um desses amigos, já em 1973, com clarividência, escreveu “ TottiMotori ” no tanque, criando efetivamente a marca.

VERDADEIRAMENTE ITALIANO – SABOR – RICCARDO GASPARI

Sua famosa manteiga batida lembra as pistas de neve nas quais costumava esquiar para a Copa da Europa. Estamos a falar de Riccardo Gaspari , um ex-talento desportivo que decidiu então concentrar as suas energias na cozinha, até se tornar num chef estrela apaixonado e criativo capaz de deixar uma marca no panorama culinário.

Com cuidado e perfeccionismo, ele se inspira no profundo amor e vínculo que tem com o território Dolomita , e conta sobre isso por meio de seu SanBrite, restaurante e empresa com sede em Cortina d’Ampezzo , compartilhado com Ludovica Rubbini, sua parceira para toda a vida. 

Assine nossa

e receba conteúdo exclusivo com as novidades do mercado, nossos lançamentos e dicas!