DICAS PARA A MANUTENÇÃO CORRETA DA MÁQUINA DE CAFÉ ESPRESSO
Se você, assim como eu, é apaixonado por cafés, já sabe que aproveitar uma bela xícara dessa bebida milenar é algo que vai muito além de um simples costume matinal. Apreciar um café com todos os seus benefícios, óleos essenciais e aromas é realmente uma arte, e quem é entusiasta da bebida sabe muito bem como curtir esse ritual.
Por aqui, já contamos como extrair cafés de diversas formas: na french press, na cafeteira italiana, pelo pour over e, neste mês, todos os nossos olhos estão voltados para um método de extração que é o queridinho no mundo inteiro, o espresso. O motivo de tanto foco no espresso é realmente louvável. A Gaggia, marca italiana responsável pela criação da autêntica máquina de café espresso, está completando 80 anos!
Para comemorar esse grande marco, a Imeltron trouxe ao Brasil o lançamento da nova máquina Gaggia Naviglio, que possui diversas funções e configurações incríveis! Clique aqui para conhecer os detalhes da Naviglio. E, como tenho certeza que depois de ler esse post você vai se apaixonar e querer uma, deixo aqui todas as dicas para a manutenção correta de sua máquina, para garantir a eficiência e a qualidade de seus espressos.
- Na primeira vez que ligar sua Gaggia Naviglio, toda a configuração interna será ativada e, por isso, talvez demore alguns segundos até que o circuito fique pronto para o primeiro uso.
- Cada vez que você ligar a máquina, ela fará a retrolavagem. Em apenas alguns segundos, a água irá passar por todo o circuito, limpando e aquecendo o sistema para a produção dos cafés.
- A Gaggia Naviglio possui 3 tipos de regulagem e é importante que você faça a programação de acordo com o seu gosto pessoal. Regule a granulometria, ou seja, o nível de moagem dos seus grãos, a altura, ou seja, a quantidade de água e de café extraído, e a intensidade, ou seja, a quantidade de pó de café de seu espresso. É regulando todos esses itens que você obtém uma bebida personalizada, de forma rápida e repleta de sabor.
- Para regular a granulometria, utilize o acessório em forma de pino e vire até atingir o nível que você deseja. No total, são 5 níveis de moagem, sendo que, quanto mais fino, mais forte e cremoso seu espresso fica. Faça a troca dos níveis sempre com a máquina em funcionamento e espere a retirada de aproximadamente 3 cafés até que a bebida comece a sair na nova regulagem.
- Para regular a intensidade, utilize o botão circular na frente da máquina, escolhendo entre o nível 1 para um café menos intenso, 2 para um café médio e 3 para um café forte.
- Para regular a altura do seu espresso, aperte e segure, por alguns segundos, o botão de retirada do espresso, para que a máquina entenda que você deseja configurar essa função. Assim que começar a sair seu espresso, aguarde até a quantidade desejada e aperte novamente o botão. Essa altura ficará regulada para sempre, mesmo retirando a máquina da tomada, e só mudará se você fizer uma nova configuração, seguindo os mesmos passos.
- Faça a lavagem do grupo pelo menos de 3 em 3 dias, para garantir que seu espresso seja extraído sempre com muita pureza. Retire a bandeja cinza interna, o grupo inteiro e a bandeja da frente para fazer a lavagem rápida e completa de sua máquina.
- A lavagem do grupo deve ser feita diretamente em água e sem a necessidade de nenhum produto adicional. Não utilize produtos de limpeza para a lavagem para não prejudicar a extração do café e também para não retirar a graxa lubrificante, necessária para o melhor funcionamento da máquina.
- Após cada lavagem, verifique se por acaso não desconfigurou alguma programação do grupo. Para isso, antes de encaixar o grupo na máquina, verifique se as setas estão alinhadas, sempre uma de frente para a outra.
- Utilize a graxa atóxica que vem junto com os acessórios de sua máquina para lubrificar o eixo, o anel de vedação e as canaletas laterais, de forma a impedir o ressecamento desses itens e garantir o melhor desempenho da Naviglio. Faça a aplicação de acordo com o uso da máquina, verificando o ressecamento quando retirar o grupo para as lavagens.
- Outro acessório importante é o pincel de limpeza. Utilize-o para limpar quaisquer áreas e partes fixas da máquina que contiverem resquícios de pó de café.
- Todos os botões superiores da máquina servem para informar algum tipo de erro que deve ser corrigido. Entre eles estão o botão da falta de água, que indica a reposição, e o de sobrecarga de borra no reservatório, que indica a necessidade da limpeza. Fique atento a esses botões e prossiga com a correção requisitada na figura desenhada em cada botão.
- O botão Calc Clean indica o momento correto de fazer a descalcificação. Ele acenderá sozinho quando houver a necessidade de fazer a limpeza de calcário da máquina. Encha o reservatório de água, adicione o produto de limpeza de calcário específico, mexa para diluir e pressione o botão por cerca de 8 segundos. Coloque um recipiente embaixo da máquina, pois ela irá extrair alguns resíduos líquidos. Quando aceso, o botão do Calc Clean não trava o funcionamento da máquina. Caso precise da máquina nos próximos minutos, seu uso pode ser continuado, já que a limpeza leva em torno de 40 minutos para ser concluída. Porém, assim que encerrar o uso, faça imediatamente a descalcificação, evitando que a caldeira e o sistema hidráulico entupam com o cálcio. Uma vez prejudicados pelo excesso de cálcio, esses itens não poderão ser consertados.
- Não faça nada com a máquina em funcionamento. Com exceção da regulagem de granulometria, faça as demais regulagens da máquina sem pressionar nenhuma função. Todas as manutenções como preenchimento de água no reservatório e retirada de borra devem ser feitas sem utilizar suas para evitar qualquer desconfiguração da Naviglio.
- O moinho da máquina é de cerâmica e quaisquer resquícios de pedregulhos podem danificar seu funcionamento. Por isso, escolha grãos de café de excelente qualidade para extrair o melhor e mais autêntico espresso italiano de sua Naviglio.
Veja também 😉
https://www.youtube.com/watch?v=VojdIJj5i_Q