Faça do moedor seu melhor amigo na hora do café
É preciso moedor de café para tomar café especial em casa, comprando somente em grãos? NÃO! Mas, preciso te alertar que faz toda diferença no aroma e sabor moer o café na hora do preparo. E não é minha opinião, não. É ciência!
Antes de explicar o motivo dessa afirmação, tem algo tão importante quanto moer na hora, que é estar ciente da qualidade do café. Quando você compra café em grão, ao abrir o pacote você vai ver o formato dos grãos, se eles são regulares, se todos têm aspecto quase idêntico, se não possuem furinhos de pragas que acometem cafezais, se os grãos não estão quebrados ou de diversas colorações mostrando uma torra irregular, ou com tom queimado demais e grãos melados.
Sem falar que é nesse momento que você terá consciência que comprou um café de qualidade boa, sem galhos, pedras, torrões de terra e outras impurezas permitidas pela legislação até certo limite em cafés sem muita qualidade. Até aí já vale a pena ter um moedor, não acha?
Agora, acrescente a parte sensorial: quando o café é torrado, os óleos que ficam dentro do grão e que carregam muitos aromas que serão percebidos na hora do preparo do café, são pressionados para fora. Quando esses óleos oxidam, ficam rançosos e desagradáveis. Aí, sentimos apenas amargor e os aromas desaparecem, são voláteis. Isso significa que mesmo quando você compra um café de muita qualidade, moído no dia da compra, você não consumirá o pacote todo de uma vez, e esse café moído vai oxidar e estar diferente e menos aromático e gostoso dia após dia.
Praticidade
Agora que te convenci sobre a importância de moer café na hora, se você puder comprar um equipamento para isso, faço um alerta: não se preocupe em adquirir máquinas mirabolantes, equipamentos como das cafeterias. Moedores elétricos portáteis são ótimos amigos. Mesmo assim, não são todos iguais. Alguns não possuem potência suficiente para que os grãos girem rápido e a moagem seja adequada para seu método. Outros, possuem reservatório para os grãos muito pequeno.
A minha dica é o Moedor Eletricity Bialetti, por conta da resistência do equipamento, por ser mais fundo e caber bastante grãos (50 gramas), ser rápido e potente. Dá para enrolar o fio na base na hora de guardar e a tampa é ótima para pesar os grãos antes de moer. A lâmina é de aço inox, e por favor: não use seu moedor para temperos ou castanhas. Use apenas para moer café e evitar cheiro de outros alimentos.
Ritual
Se você tem tempo para rituais mais demorados ou viaja muito e quer levar seu café para moer na hora, o moedor manual é para isso! Esse da Bialetti, conta com lâmina em cerâmica e regulagem de moagem. Leve, pequeno, compacto. Só falta a sua disposição na hora de moer os grãos.
E sabia que a densidade dos grãos não é sempre a mesma? Alguns são mais duros e outros menos. Depende da variedade, o terroir e também da torra. Quanto mais torrado o café, mais facilidade você vai encontrar na hora de moer, no utensílio elétrico ou manual.
Moagem
Já falamos sobre alguns métodos de preparo por aqui e as moagens adequadas para cada um. Para resgatar, lembre-se sempre que em qualquer extração você deve levar em conta o contato entre a água e o café. Quanto mais fina a moagem, maior o contato. Quanto mais grossa a moagem, mais contato precisamos para extrair o que queremos. Um exemplo é a prensa francesa. Com a moagem mais grossa, o café fica ali alguns minutos em contato com a água, em infusão.
Agora, falando em moer café na hora, lembre-se que quanto mais fina a moagem, mais rápido o café oxida, já que a exposição desse pó do café ao oxigênio é bem maior que uma moagem mais grossa.
Dicas de ouro
O primeiro mandamento é nunca, jamais, armazenar café em grão ou moído dentro do moedor. Lembra que te contei que os grãos são cheios de óleos? Isso não faz bem para as lâminas do moedor. Então, moeu, limpou!
Para limpar, use um pincel para tirar todo o pó, é super prático! Se necessário, use um papel toalha ou guardanapo para retirar os resquícios dos chamados “fines”, as partículas mais finas do grão moído.
Na hora de comprar seu primeiro moedor, se ele for elétrico, não esqueça de prestar atenção na voltagem! Imagina só queimar o equipamento logo de primeira. Ficar sem café não dá. Então, atenção e aproveite muito o ritual de tomar cafés de qualidade e com muito frescor. Bom café!
Escrito por: Gi Coutinho, @puracaffeina