Pour Over: o coador de café sustentável em inox
Pour Over. Este é o nome de um utensílio que virou o queridinho de muita gente durante a pandemia do novo Coronavírus. A sustentabilidade do coador feito em inox sem a necessidade de gerar lixo com filtros de papel ganhou novos adeptos nesse período, já que a opção com isolamento social é o preparo de café dentro de casa, o que provocou uma nova legião de apaixonados por métodos inovadores, cafés especiais, moagem de grãos na hora e essa preocupação com a geração de lixo com o aumento das vezes que preparamos o café em casa.
E tem coisa melhor que trabalhar de casa com uma xícara de café fresquinho ao lado? Vendo tanta gente preparando café em pour over, o coador reutilizável, resolvi fazer vários testes, já que basta fazer uma busca no Google para notar a diferença enorme entre os preços.
A variedade desse tipo de método é vasta. Mas a diferença eu comprovei testando. Qualquer pessoa é capaz de notar o sensorial na xícara. O coador fabricado pela Bialetti, que é feito de aço inox 18/10, é muito superior. A marca que é sinônimo de qualidade no preparo de café e resistência, foi a que apresentou o melhor resultado na xícara, com uma bebida transparente e cheia de sabores.
Além da resistência, a malha por onde o café é coado possui uma trama bem mais fechada se comparada aos mesmos coadores do tipo pour over disponíveis no mercado, o que impede a passagem do excesso de partículas muito finas do café moído. O resultado sensorial é uma bebida mais equilibrada mesmo com a presença de mais óleos do café. A doçura natural do café, se o café tiver muita qualidade e doçura presente, é o que sobressai, acompanhada por um corpo mais intenso.
Melhor moagem: testei diferentes moagens. As que mais gostei foi uma moagem média/fina, para um resultado mais intenso e para tomar puro ou com leite e também a moagem mais grossa, para tomar puro. Neste último caso, mexi o café durante a extração, logo no início, dando umas 10 voltas delicadamente com uma colher. Deste modo, mesmo com a moagem grossa e a água passando mais rápido pelo café, obtive menos partículas finas e dei um empurrãozinho na extração com essa agitação (maior contato entre o café e a água quente), para obter todos os sabores desejados.
Receita: O mais legal é poder preparar café em pequenas ou maiores quantidades. Se for preparar só para você, o ideal é aumentar o contato na extração mexendo com uma espátula ou colher, já que o coador é maior do que usados para doses individuais. Neste caso, usei a proporção de 15 gramas de café na moagem média/fina, adicionei 250 ml de água aos poucos: primeiro verta 100 ml, mexa dando umas 10 voltas com a colher, espere uns 30 segundos, adicione mais 50 ml, espere 10 segundos, adicione os outros 100 ml bem devagar. Pronto! Sua caneca está quentinha para você aproveitar.
Para uma quantidade maior usei moagem média de 25 gramas de café para 400 ml de água, dividindo entre quatro jogadas de água de aproximadamente 100 ml, cada. No intervalo entre uma jogada e outra de água aguardei 20 segundos. O resultado foi um café muito saboroso.
Um detalhe muito importante: Assim como qualquer outro método, não esqueça de ferver um pouco mais de água para escaldar o seu método antes de adicionar o café.
Limpeza – A limpeza do coador em inox, o pour over, deve ser cuidadosa para não danificar a malha em inox. Use sempre água quente para retirar os óleos presentes do café e não deixe a borra do café armazenada no utensílio depois de coar o café. Dispense imediatamente esse café para não entupir os microfuros do seu coador. Aguarde secar totalmente para guardar.
Divirta-se com essa opção sustentável e charmosa de preparo de café em casa!
Escrito por: Gi Coutinho – @puracaffeina