fbpx

Imeltron

Sopa de Cebola Gratinada

Que tal uma deliciosa Sopa de Cebola Gratinada para esquentar as noites frias de inverno?

Eu sei que sou suspeita para falar, mas essa é a Sopa mais incrível do mundo!

Se você nunca provou essa sopa de cebola gratinada no melhor estilo francês, não tem ideia do quanto essa receita simples tem um sabor surpreendente.

Minha primeira experiência com esse prato foi em uma noite fria de inverno em Paris e eu me lembro até hoje de ter desdenhado um pouco dela.

Pensava como podia ter essa sopa em todos os cardápios?

A resposta veio quando provei a tal da soupe à l´oignon e entendi o porque é a sopa preferida dos franceses.

Leve, saborosa, marcante, com uma fatia de pão e o queijo gratinado por cima, é praticamente impossível alguém não se apaixonar por essa sopa.

A soupe à l´oignon, a Sopa de Cebola,  é sempre servida em ramekins e pode ser encontrada em praticamente todos os restaurantes e bistrôs espalhados por Paris.

O prato é tão clássico que recentemente foi declarado como Patrimônio Imaterial pela Unesco. Ir à um restaurante francês no inverno e não tomar uma Sopa de Cebola Gratinada é quase um insulto!

A sopa de cebola gratinada é servida como entrada na França e uma das lendas conta que teria surgido com o Rei Luís XVI. Conta a história que o Rei teria ficado com fome no meio de uma determinada noite e que indo até a cozinha, só conseguia achar cebola, manteiga e champanhe.  Alguns contam que o Rei teria preparado um caldo com cebola, engrossado com manteiga e trigo (enquanto provavelmente apreciada uma tacinha de seu champanhe) e essa teria sido a primeira versão da sopa de cebola.

Já outra versão conta que a origem se deu em meados do século 12, com um hábito antigo de se colocar uma fatia de pão num prato fundo e por cima colocar um caldo de legumes e ou carnes, o que geraria uma refeição simples, mas gostosa e nutritiva para o período da noite.

Seja qual for a verdadeira origem, é fato que a Sopa de Cebola ganhou o coração dos franceses e até hoje é um dos pratos mais clássicos sempre presente nos menus.

Para fazer essa receita você não precisa de muitos ingredientes (lembra do Rei?), mas você precisa de um item importante: um recipiente de cerâmica.

O toque especial dessa receita é o gratinado feito no forno e por isso, você precisa de um recipiente próprio para a finalização perfeita do prato.

Para a minha receita usei o Bowl de Cerâmica Emile Henry e o resultado foi espetacular!

A Emile Henry é uma marca francesa trazida ao Brasil com exclusividade pela Imeltron e que possui o grande diferencial de ser feita com HIGH RESISTANCE ©, um material cerâmico de alta resistência, com durabilidade superior e uma tecnologia resistente a choques térmicos de -20°C a 270°C.

Os Bowls da marca são feitos de cerâmica de alta resistência que pode ir do freezer ao forno, permitindo o cozimento de última hora em porções individuais com muita praticidade.

O Bowl Emile Henry é o recipiente ideal para o preparo de receitas feitas no forno e além de funcional é lindo, podendo ser levado direto à mesa para um serviço elegante, moderno e muito bonito!

E agora que você já sabe tudo o que precisa para preparar esse clássico francês, confira a receita e corra testar em sua casa.

INGREDIENTES

2 cebolas grandes

Azeite

1/2 xícara de vinho branco

1 colher de sopa de farinha de trigo

500 ml de água

Fatias de pão (pode ser italiano, francês, australiano, o que você preferir)

Sal

Pimenta

100 gr de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Comece cortando as cebolas em tiras finas. Em seguida, esquente um fio de azeite em uma panela e adicione as tiras de cebola. Tempere com sal e pimenta, mantenha em fogo baixo, deixe que a cebola caramelize, lembrando de mexer de vez em quando para não queimar.

Junte o vinho branco e espere o álcool evaporar. Adicione o trigo e mexa bem e por fim, junte a água. Tampe e deixe ferver até engrossar.

Coloque a sopa no bowl, adicione a fatia de pão, cubra com o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 5 minutos ou até gratinar.

RENDIMENTO

2 porções

DICA

Pode substituir o queijo por outros tipos que derretam bem como muçarela ou gruyère.

Compartilhe:
Imeltron Admin
Assine nossa

e receba conteúdo exclusivo com as novidades do mercado, nossos lançamentos e dicas!