fbpx

Imeltron

O charme e a praticidade da Moka Express

Um utensílio que não precisa de filtro de pano ou papel, que é resistente, charmoso e proporciona um café mais concentrado que lembra o espresso. Como não amar? Esta é a cafeteira italiana, chamada carinhosamente de moka ou moka express.

A moka é popular no mundo todo, principalmente na Europa e aqui no Brasil. Criada por Luigi De Ponti, foi Alfonso Bialetti, em 1933, quem patenteou a belezinha, que chamamos até hoje pela marca: Bialetti.  O utensílio conquista corações de apaixonados por café e também de colecionadores, já que a Bialetti possui uma infinidade de modelos, cores, tamanhos que só de escrever isso aqui meus olhos já brilham e o coração bate mais forte.

 

 

 

 

 

Ela contém muita história, mas sempre passa por inovações. Uma das mais recentes é o modelo Induction, que ilustra a mesa de café da manhã da nossa foto. Além de ir ao fogão convencional ela também pode ser usada em fogão por indução.

Mais de 200 milhões de cafeteiras italianas foram fabricadas pela Bialetti dos anos 1950 até os dias atuais. Entendeu o que é tradição, né? E uma mesa posta com uma cafeteira dessa alegra qualquer café da manhã. Mas lembre-se de usar café de qualidade. Se tiver dúvidas, consulte nosso post anterior sobre diferentes tipos de café antes de fazer sua escolha.

Mas o que é uma moka? É um utensílio feito em alumínio, muito resistente, alguns modelos com peças em aço inox, como o filtro do café. Ela tem o formato octogonal, que você coloca na parte de baixo a água, na parte do meio o café em pó em uma peça cheia de microfuros, e a parte de cima, que recebe o café extraído. Bora ver como preparar um café na moka?

Moagem do café – Quanto mais fina a moagem, maior o contato do café com a água que passa rapidamente pelos grãos moídos quando ferve. Portanto, se essa moagem for grossa demais, seu café ficará com menos sabor. Uma moagem média-fina é a ideal para esse utensílio.

Preparo – Primeira dica: não existe receita de quantidades diferentes e sim mokas de tamanhos diferentes. Então, na hora de escolher a sua Bialetti, pense na quantidade de café que costuma consumir, para não desperdiçar e também para não faltar café!

FUNIL A quantidade de café é sempre o compartimento com microfuros cheio. Onde o café deve ser acomodado sem compactação, para não dificultar a passagem da água quente. E a água deve alcançar a válvula de segurança sem cobri-la.

Use sempre água filtrada. A água da torneira possui cloro que não some mesmo com a fervura, o que altera o sabor do seu café.

Rosqueie as partes e leve ao fogão com a chama baixa, para preparar devagar seu café e também para não prejudicar o utensílio. Mas, atenção! Não feche a tampa da moka e nem se distancie por muito tempo com a cafeteira no fogo.

Quando a água ferver e passar pelo café você vai ouvir a mudança no barulho. Fique de olho, se começar a espirrar café, abaixe a tampa. Mas desligue o fogo assim que o barulho mudar novamente, ou o café que sobe começar a ficar bem claro. A temperatura alta vai dar conta de extrair o restante da bebida mesmo com o fogo desligado e você não corre o risco do café ficar amargo demais.

Truque – Muitos Baristas debatem sobre colocar ou não água na parte superior da cafeteira italiana para não obter sabor de queimado na bebida. Existem duas opiniões: alguns dizem que o utensílio já estará muito quente e que não adianta colocar água fria na parte de cima. E tem a opinião que eu concordo, que quando você coloca em média 10 ml de água em temperatura ambiente no momento que o café sobe e antes dele cair na superfície de cima, o sabor fica realmente mais agradável. Na dúvida, faça testes e compare o que mais te agrada.

Limpeza – Uma das principais dúvidas no uso da moka é sobre sua limpeza. Não é indicado o uso de produtos químicos ou esponja de aço no utensílio. As manchas são do tempo e do uso, o que é normal, não se preocupe. São memórias dos cafés incríveis que você fez.

A orientação é lavar com água quente e se necessário, usar um detergente sem cheiro em pouca quantidade para retirar os óleos do café, sem esfregar. Passe bem os dedos em volta da válvula de segurança, por dentro e por fora, para mantê-la sempre limpa e sem obstruções. É importante deixar as partes secarem bem antes de encaixá-las para guardar.

Agora que você conhece a moka e o preparo de café nesse utensílio prático e elegante, é só começar sua coleção!

Escrito por: Gi Coutinho – @puracaffeina

Compartilhe:
Imeltron Admin
Assine nossa

e receba conteúdo exclusivo com as novidades do mercado, nossos lançamentos e dicas!